Professor de Nova Iguaçu é premiado no EducaRede

Professor de Nova Iguaçu é premiado no EducaRede

Por Karina Bottino

Professor do Instituto Rangel Pestana, Cleber Silva de Menezes ganhou o segundo lugar na categoria Uso da Internet – Ensino Médio do Concurso Internacional EducaRede – Internet e Inovação Pedagógica. Cleber é autor do Estudo Exploratório sobre o Uso de Ambientes Virtuais Colaborativos de Aprendizagem no Ensino Básico de Física. Organizado pela Fundação Telefônica, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), o prêmio teve 238 projetos inscritos.

Numa primeira etapa, o trabalho de Cleber ficou colocado entre 48 semifinalistas. Mês passado, a organização do concurso convidou 20 finalistas para o evento nacional de premiação. Na ocasião, Cleber recebeu o título de segundo colocado e um computador. Seu projeto pode ser acessado por mais de 145 mil internautas de todo o país cadastrados no Portal EducaRede (www.educarede.org.br).

Segundo o professor, o trabalho é parte de uma tese de mestrado em Educação na área da Física, concluída no Cefet, em 2006. Na sala de aula, Cleber incentivou os alunos a acessarem a plataforma Teleduc, da Unicamp, que conta com várias ferramentas virtuais, como fóruns de discussão, chats e blogs. O ambiente era usado para reforçar o conteúdo ministrado na escola e para a integração dos alunos. O professor também colocou o próprio telefone à disposição, com horário pré-estabelecido, para os estudantes tirarem dúvidas.

- O projeto foi um sucesso na escola. Para os alunos, o uso da tecnologia é o máximo. Eles a usam para jogar conversa fora, mas quando percebem que a ferramenta pode ser útil na construção do aprendizado, ficam maravilhados. Estou muito feliz com o resultado do trabalho e com o prêmio – comentou Cleber.

http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=563&idItem=3319&idsecao=13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação digital

NTERJ08 no Yahoo Prêmio Best Blogs Brasil 2008

Curso sobre Agenda 21 Escolar