Exposição revela a importância da palavra liberdade

Exposição revela a importância da palavra liberdade

Escolas interessadas em visitar a exposição multimídia AI(s) Nunca Mais – Imagens que o Brasil não viu ou esqueceu podem se inscrever através do telefone 2544-4080 ou pelo e-maill remairj01@caixa.com.br. A mostra, em cartaz até o dia 23/12, reúne 200 fotos emblemáticas - que vão da assinatura do AI-5 ao comício das Diretas Já –, vídeo com depoimentos dos fotógrafos e instalações que recontam uma parte dos anos de chumbo da recente história do Brasil. Algumas das imagens são inéditas e foram garimpadas nos arquivos do Jornal do Brasil, O Globo e Correio da Manhã. O fotógrafo Bruno Veiga assina a edição.

De uma forma inovadora, o visitante poderá ver de que maneira o olhar dos fotógrafos acompanhou as violentas cenas contra quem clamasse por liberdade. Um vídeo de 17 minutos apresenta personagens importantes desta história.

Fotógrafos com trajetórias que vêm da era da Rolleyflex até as máquinas digitais – vários ainda estão na ativa – contam a experiência de trabalhar sob o taco da censura e o zunir dos cassetetes da Polícia, como Sebastião Marinho, Alberto Jacó, Hamilton Corrêa, Eurico Dantas, entre outros.

A idealizadora e curadora da mostra, Denise Assis, ressalta o caráter didático da exposição.

- É essencial mostrar ao público, especialmente aos jovens, uma parte da história que ainda não foi bem contada. Ver estas imagens dará a eles a noção de porque não devemos repetí-la jamais – defende.

Para ela, a exposição é também uma forma de homenagear os profissionais que, mesmo sabendo que vários de seus trabalhos tomariam o rumo do arquivo, tinham consciência do dever de registrar para a história o que se passava à volta. Como arma, usavam a máquina fotográfica: por isso eram tão perseguidos pelas ruas.


Serviço:
Exposição AI(s) Nunca Mais.
Caixa Cultural RJ
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Visitação: até 23 de dezembro
Horário: terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h
Entrada Franca
Tel: (21) 2544.4080 – Agendamento com Larissa

http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=462&idItem=3301&idsecao=13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação digital

NTERJ08 no Yahoo Prêmio Best Blogs Brasil 2008

Curso sobre Agenda 21 Escolar