Editor de Apresentação - Planejamento Visual

O planejamento visual inclui alguns elementos: tipos [letras], cores, tamanho, espessura da linha, forma, espaço.
contraste: quando dois elementos são diferentes, como letras com tamanhos diferentes, com formas diversas, cores contrastantes, elementos verticais com horizontais; combinar o contraste com a repetição nos títulos, nos tópicos ou na distribuição espacial do design, cria uma identidade visual unificada e hierarquizada.
repetição dos elementos: ajuda a organizar o layout da página, pois se um elemento
da composição (cor, alinhamento, fonte com negrito, linhas de composição gráfica)
for reutilizado numa diagramação, pode passar a ser um elemento visual que unifica o
material impresso ou virtual, provoca maior interesse visual e portanto poderá ser mais
lida.
alinhamento: “não se pode simplesmente “jogar” os elementos visuais nos espaços
de uma página”; o alinhamento considera a relação texto e imagem e é importante
encontrar uma linha-guia e utilizá-la na sua criação; trabalhar com uma linha imaginária, vertical ou horizontal, que aglutina os elementos escritos à esquerda, à direita;
proximidade: os elementos com algum tipo de ligação de sentido (local, horário,
itens temáticos), devem estar visualmente conectados, proporcionando unidade visual
e organizando as informações; deixar palavras, frases e imagens espalhados, provoca
uma aparência desorganizada, dificultando ao leitor compreendê-la.
Não se esqueça de escolher as cores em função do tema que está trabalhando, pois
ela é determinante num trabalho gráfico.
[Fonte: Venturelli, Suzete. Módulo 4: Linguagem visual: da mídia impressa à digital, Mídias na educação - Mídia Impressa. Brasília: MEC/Seed/UFAL-UnB, 2006]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação digital

NTERJ08 no Yahoo Prêmio Best Blogs Brasil 2008

Curso sobre Agenda 21 Escolar