Introdução à Educação Digital
O curso foi organizado em Unidades de Estudo e Prática, onde estão previstas várias atividades que partem da vivência dos cursistas e propõem um processo constante de ação-reflexão-ação. As atividades são propostas e acompanhadas pelo Formador, com as orientações pedagógicas necessárias aos desafios provocados pelo uso do computador, dos programas e ferramentas.
Professores e gestores escolares, por sua vez, assumem papel ativo de protagonistas e de interlocutores, atuando também como aprendizes-autores e dando a conhecer suas produções.
Você pode ter ouvido falar dos chamados "nativos digitais" - pessoas jovens, que cresceram em ambientes ricos de tecnologia e as usam na vida cotidiana para estudar, relacionar-se, comprar, informar-se, divertir-se, trabalhar, compartilhar, e os "imigrantes digitais" - pessoas que procuram se adaptar a esse novo ambiente tecnológico, incorporando-o cada vez mais à sua vida cotidiana. É comum que a maioria de nós esteja nesse segundo grupo. Mas isso não é problema! Ninguém sabe tudo – sempre podemos ensinar algo a alguém e ainda aprender com os outros. O importante é não se deixar intimidar pelo desconhecimento desse tipo de trabalho, inexperiência, timidez, medo de errar e aproveitar essa vivência para estudar, praticar, buscar apoio e aprender mais e melhor.
Esse curso se propõe a fazer com que cada um de nós mude a própria postura e o modo como utiliza o computador, seja como ambiente tecnológico, como ferramenta mental, como ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagir e trabalhar com os colegas e com os alunos na escola, de forma individual, em grupos e entre grupos.
É preciso descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital. O ideal é que na comunicação e interação do curso predomine uma via de mão dupla entre cursistas, cursistas e formadores, cursistas e seus alunos, ampliando as possibilidades de (inter)atividade, trocas, negociação compartilhada, cooperação – o resultado enriquecerá a experiência, a produção e a atuação de todos nós. O desafio está posto!!
Seja bem-vindo ao nosso curso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação digital

NTERJ08 no Yahoo Prêmio Best Blogs Brasil 2008

Curso sobre Agenda 21 Escolar