Funcionamento Básico de Computador, Internet e Editor de Texto
Agenda 1º dia
Este capítulo refere-se às atividades no primeiro dia do curso Educação Digital. Na ocasião, sugerem-se as seguintes atividades:
[a] Inicialmente, nos primeiros 10 minutos, deverá ser distribuído um papel para que a dupla escreva seus nomes, de modo a facilitar sua identificação (não somente pelo professor, mas também pelos demais cursistas). Esse papel pode ser dobrado e colocado em cima dos computadores de cada dupla, para melhor visualização.
Dinâmica: Os cursistas deverão se apresentar, mencionando o segmento de atuação no ensino, nome da escola na qual atua e as perspectivas deste curso.
[b] Apresentação do material aos cursistas.
[c] Utilização básica de um computador (tempo sugerido 35 min).
- comunicação: messenger, skype, e-mail, chat etc;
- educacionais: plataformas de suporte a EaD (e-proinfo; Moodle);
- jogos;
- compras, serviços bancários;- organização pessoal;
- pesquisa, edição de textos/programas educativos/educacionais;
- outros.
[d] Ambientação ao Linux (tempo sugerido 20 min).
- Fazer uma correlação do Linux e Windows (Mostrar o que é comum aos sistemas e o que é diverso).
- Fazer uma analogia entre o Office do Windows e o OpenOffice.
[e] Noções de Internet e formas de pesquisa na Internet (tempo 40 min).
[f] Pausa para o café (tempo sugerido 15 min).
Após a introdução de como pesquisar na Internet, dar uma pausa para o café, pedindo para que os alunos pensem sobre um tema a ser pesquisado. É conveniente que tal tema se vincule ao projeto a ser construído, que será extraído de um interesse educacional. Os cursistas, após o café, terão cerca de 20 min. para pesquisar sobre o tema pensado, de modo a, depois, elaborar um documento com o conteúdo pesquisado.
[g] Manipulação de um editor de texto (tempo sugerido 2 horas).
[h] Propor tarefas para o próximo encontro.
Uma sugetão poderia ser uma análise dos filmes para uma produção de texto com ilustrações.
Agenda 1º dia
Este capítulo refere-se às atividades no primeiro dia do curso Educação Digital. Na ocasião, sugerem-se as seguintes atividades:
[a] Inicialmente, nos primeiros 10 minutos, deverá ser distribuído um papel para que a dupla escreva seus nomes, de modo a facilitar sua identificação (não somente pelo professor, mas também pelos demais cursistas). Esse papel pode ser dobrado e colocado em cima dos computadores de cada dupla, para melhor visualização.
Dinâmica: Os cursistas deverão se apresentar, mencionando o segmento de atuação no ensino, nome da escola na qual atua e as perspectivas deste curso.
[b] Apresentação do material aos cursistas.
[c] Utilização básica de um computador (tempo sugerido 35 min).
- comunicação: messenger, skype, e-mail, chat etc;
- educacionais: plataformas de suporte a EaD (e-proinfo; Moodle);
- jogos;
- compras, serviços bancários;- organização pessoal;
- pesquisa, edição de textos/programas educativos/educacionais;
- outros.
[d] Ambientação ao Linux (tempo sugerido 20 min).
- Fazer uma correlação do Linux e Windows (Mostrar o que é comum aos sistemas e o que é diverso).
- Fazer uma analogia entre o Office do Windows e o OpenOffice.
[e] Noções de Internet e formas de pesquisa na Internet (tempo 40 min).
[f] Pausa para o café (tempo sugerido 15 min).
Após a introdução de como pesquisar na Internet, dar uma pausa para o café, pedindo para que os alunos pensem sobre um tema a ser pesquisado. É conveniente que tal tema se vincule ao projeto a ser construído, que será extraído de um interesse educacional. Os cursistas, após o café, terão cerca de 20 min. para pesquisar sobre o tema pensado, de modo a, depois, elaborar um documento com o conteúdo pesquisado.
[g] Manipulação de um editor de texto (tempo sugerido 2 horas).
[h] Propor tarefas para o próximo encontro.
Uma sugetão poderia ser uma análise dos filmes para uma produção de texto com ilustrações.
Comentários