Busca na Internet

Você sabe fazer uma busca na internet?

Realizar uma busca na Internet é uma ação que exige paciência e concentração para não se perder pelos milhares de endereços e seus hiperlinks, que oferecem variadas opções de percursos.

A gente perde muito tempo quando não dminamos bem a forma de pesquisar objetivamente.
Os motores de busca são:

Google Acadêmico: scholar.google.com.br/
Google: www.google.com.br
Altavista: www.altavista.com.br
Yahoo: www.yahoo.com.br
Cadê: br.cade.yahoo.com
UOL: www.uol.com.br
Terra: www.terra.com.br
Aonde: www.aonde.com.br
Achei: www.achei.com.br

Scirus: www.scirus.com

Comandos para filtrar o resultado da busca:
  • Se desejar encontrar a definição de alguma palavra, objeto etc., digite “define: (palavra)”.
  • Usar aspas no inicio e no fim (" "), limita a pesquisa na frase digitada.
  • O asterisco (*) amplia o resultado de uma pesquisa. Exemplo: se digitar Brasil*, aparecerá o resultado da pesquisa para brasileiro, brasileira etc.
  • Sinal de subtração (-) elimina a palavra ou a frase, para encurtar o resultado de uma busca. Exemplo: Cordilheira -dos Andes. O sinal traz as páginas que contenham qualquer cordilheira, menos a dos Andes.
  • O sinal de adição (+) amplia a busca e traz páginas que contenham as duas expressões Ex. “folclore brasileiro + região”.
  • O conectivo "e" (para buscas em site de língua portuguesa), ou "and" (para sites de busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, assim, a pesquisa traz páginas que contenham as duas expressões. Exemplo: Brasil e Angola. O resultado da pesquisa vai trazer páginas que contenham informação sobre os dois países.
  • "Ou" (busca em site de língua portuguesa), ou "or" (busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, para trazer páginas que contenham uma das duas palavras. Exemplo: Brasil ou Angola. O resultado da pesquisa vai mostrar informação sobre um dos dois países.
Essas dicas você pode encontrar no site do Educarede.

Comentários

Deise Lourenço disse…
Gostei muito dessas dicas, até porque não conhecia todas elas, mas apenas as mais utilizadas normalmente. Obrigada pela orientação, está sendo muito útil mesmo em minhas pesquisas pela net!
Abraços de sua aluninha: Deise,

Postagens mais visitadas deste blog

Educação digital

NTERJ08 no Yahoo Prêmio Best Blogs Brasil 2008

Curso sobre Agenda 21 Escolar